INOVAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA: O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UTILIZANDO MODELOS SINTÉTICOS DE VEGETAIS PARA AS AULAS DE BOTÂNICA

Autores

  • DANIEL MANZONI DE ALMEIDA Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa em Ensino & Ciências, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • ALLAN CARLOS PSCHEIDT Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa Estudo da Biodiversidade e Conservação do Meio Ambiente, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • CAROLINA BRANDíO COELHO Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa Estudo da Biodiversidade e Conservação do Meio Ambiente, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

ensino por investigação, ensino de botânica, ensino de biologia

Resumo

Na atualidade o desenvolvimento de sequências didáticas utilizando materiais alternativos para as aulas de Biologia pode ser considerado um movimento de inovação no ensino. Aqui, desenvolvemos uma sequência de ensino por investigação em botânica para as aulas no ensino superior do curso de Ciências Biológicas utilizando modelos sintéticos de estrutura e função de vegetais, produzidos pelos próprios estudantes, que pode possibilitar a mobilização de importantes práticas e engajamento cientí­fico dos estudantes da graduação.

Biografia do Autor

DANIEL MANZONI DE ALMEIDA, Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa em Ensino & Ciências, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Professor e pesquisador em cultura e educação cientí­fica. Graduado em Ciências Biológicas e Filosofia. Mestre e Doutor em Ciências Biológicas. Pós doutorado em Ensino de Biologia/Ciências. Atualmente é Docente, Coordenador de grupo de pesquisa em ensino de ciências, Lí­der em pesquisa e inovação e Editor-Chefe da Revista Atas de Ciências da Saúde (ACIS) da Escola da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência com ensino e cultura de ciências para o ensino básico e superior

ALLAN CARLOS PSCHEIDT, Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa Estudo da Biodiversidade e Conservação do Meio Ambiente, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (2006), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (2007), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2011) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2015), doutorado sanduí­che no Botanische Staatssammlung München (Alemanha). É instrutor em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. É Coordenador de Curso de graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, também Professor Doutor e Supervisor de Estágio no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência em gestão escolar, produção de modelos didáticos para o ensino de botânica, aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, desenvolvimento de material didático, sistemática vegetal com ênfase em Angiospermas - Euphorbiaceae.

CAROLINA BRANDíO COELHO, Docente da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Grupo de Pesquisa Estudo da Biodiversidade e Conservação do Meio Ambiente, Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Doutora em biodiversidade vegetal e meio ambiente pelo Instituto de Botânica, São Paulo, SP (IBt/SP), atuando em projetos na área ambiental e de conservação da biodiversidade, especificamente na linha de pesquisa em palinologia, dispersão e germinação de esporos de Samambaias e Licófitas. Desenvolveu seu mestrado na área de palinotaxonomia, trabalhando com morfologia de esporos de Samambaias e Licófitas. Realizou iniciação cientí­fica analisando a morfologia dos esporos de várias famí­lias de Samambaias e Licófitas do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), sendo destaque em 2006 no Encontro de Iniciação Cientí­fica do Instituto de Botânica (IBt/SP), concorrendo ao prêmio nacional de Iniciação Cientifica do CNPq. Coordenadora de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento na área ambiental, desenvolvendo projetos junto a órgãos ambientais em parceria com o Instituto de Botânica/São Paulo. Docente titular da Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), curso de Ciências Biológicas, ministrando aulas de morfologia e anatomia vegetal, sistemática de criptógamos e fanerógamas; e na área ambiental. Docente da Pós-Graduação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), disciplina Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na área cientifica, pesquisadora associada ao Instituto de Botânica/São Paulo, desenvolvendo projeto sobre morfologia de esporo das Samambaias e Licófitas do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, Brasil e pós-doutoramento na área de germinação de esporos e sementes.

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos