O IMPACTO DO SEQUENCIAMENTO DA PRODUÇÃO NOS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

Autores

  • Alessandro José Fonseca Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG
  • Bruno Marques Bueno Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG
  • Gysele Lima Ricci Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG
  • Washington Luis Moreira Braga Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG

Palavras-chave:

Sequenciamento de produção, Plano Diretor de Produção, Indicadores de produtividade e qualidade.

Resumo

Este trabalho baseia-se em um estudo de caso que teve como objetivo determinar a relação entre a aplicação do Sequenciamento da Produção através do Planejamento Mestre da Produção e demonstrar os resultados positivos alcançados através dos indicadores de qualidade e produtividade organizacional. O Sequenciamento da Produção através do Planejamento Mestre da Produção visa uma produção de forma enxuta e sem desperdicios, com aplicação e aproveitamento de todos os recursos disponí­veis na forma e tempo ideal. O trabalho de campo teve o propósito de determinar a relação entre a aplicação do Sequenciamento da Produção e o Planejamento Mestre da Produção. Como principais resultados, observou-se que a empresa obteve melhora acentuada nos indicadores de qualidade e de produtividade. Com a aplicação do MPS houve maior interação dos colaboradores, que passaram a enxergar o resultado não somente na quantidade produzida, mas também na qualidade do que se produziu.

Referências

BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda. Administração da Qualidade e da Produtividade: abordagens do processo administrativo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

BURBIGE, John Leonard. Planejamento e Controle da Produção. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1981.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão de Qualidade: Conceitos e Técnicas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CHASE, Richard B; JACOBS, Robert F; AQUILANO, Nicolas T. Administração da Produção para Vantagem Competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CORREA, Henrique Luiz. Planejamento, Programação e Controle da Produção. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da Administração da Produção. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientí­fica.5 . ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SOARES, S.R; CARVALHO. H.A. Implementação de Indicadores de Qualidade e Desempenho através do Gerenciamento por Projeto. Estudo de caso dos locais de produção de uma empresa em Curitiba. 18f. Pós Graduação ( Gestão Estratégica da Produção) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CFET/.PR, Paraná, 2005.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VOLLMANN, Thomas E. Sistemas de Planejamento & Controle da Produção para Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos