COMPORTAMENTO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as não conformidades em atividades exercidas na fachada de uma edificação identificando o comportamento dos trabalhadores. O método utilizado foi um o estudo de caso de trabalhos realizados na fachada de uma edificação, durante as etapas de montagem de andaime fachadeiro, limpeza das paredes externas e aplicação de chapisco. A pesquisa foi dividida em duas partes distintas, sendo que a primeira teve como finalidade caracterizar os trabalhadores quanto à idade, tempo de experiência nas suas respectivas funções, escolaridade, treinamentos recebidos sobre os perigos das atividades exercidas e sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). A segunda parte da pesquisa buscou identificar os riscos inerentes ao trabalho com andaime fachadeiro e analisar o comportamento dos trabalhadores nesse tipo de atividade. Como  resultado dessa pesquisa foram identificados situações de riscos no canteiro de obras, o que confirmou a necessidade de providências para reverter estes índices. Conclui-se que a falta de treinamento desses funcionários não possibilita que os mesmos identifiquem os riscos a que estão expostos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).