ALINHAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DA FLEXIBILIDADE DO FORNECEDOR NO ATENDIMENTO AO VAREJISTA EM SITUAÇÕES DE OSCILAÇÃO DA DEMANDA

Autores

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Marli Auxiliadora da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Vanessa Makylainne Pereira Valentim Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Geuse Carvalho Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Relacionamentos colaborativos, fundamentados na cooperação entre os elos da cadeia de suprimento, flexibilizam as negociações entre as empresas devido í s relações de confiança e comprometimento presumidas. Analisou-se, nessa pesquisa exploratória caracterizada como estudo de caso, a relação entre um comprador, empresa do varejo de confecções e calçados, e um de seus principais fornecedores para verificar se em caso de variação sazonal da demanda ocorre a flexibilização do fornecedor ou se são mantidas as condições de comercialização praticadas. A análise dos dados, coletados por meio de entrevistas estruturadas e não estruturadas, confirmou a existência de relacionamentos colaborativos entre as empresas evidenciando que em situações de variação da demanda existe alinhamento entre os dois elos da cadeia de suprimentos confirmando-se o atendimento ao varejista. Soluções conjuntas, como alteração em prazos de entrega, flexibilização e eliminação de especificações rí­gidas de deveres e obrigações acordados em contratos, também, se observam para possibilitar o atendimento.

Biografia do Autor

Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (2007). Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing. Suas pesquisas, desde 2009, são focadas na área de Marketing, principalmente, nas linhas de Comportamento do Consumidor e Marketing Social.

Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Brasil(2008)
Professor assistente da Universidade Federal de Uberlândia , Brasil

Vanessa Makylainne Pereira Valentim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Geuse Carvalho Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2014-08-19