DETECÇÃO DA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS PELA TÉCNICA DE RADIAÇÃO SINCROTRON EM LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor e Ex-coordenador
  • KLEBER ARISTIDES RIBEIRO FMU/professor
  • Leonardo Donegal Liqueri Saldias FMU/estudante
  • Eduardo Rodrigues Alves FMU/estudante
  • Wilham Jesus Mendes FMU/estudante
  • Douglas Nascimento Gomes FMU/estudante

Palavras-chave:

Saneamento, Quí­mica, Sustentabilidade, Engenharia Ambiental.

Resumo

A preocupação com as fontes de água no planeta são cada vez mais necessárias para a preservação da vida no planeta. Com o aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico a demanda hí­drica tem se tornado cada vez maior. Para enfrentar os impactos ambientais que o uso indiscriminado de água e a poluição causada por esgotos ocasionam, os cientistas e engenheiros têm trabalhado na construção de tecnologias alternativas para tratamento de esgoto. Uma das tecnologias empregadas é o sistema de lagoas de estabilização. O projeto monitorou durante 9 semanas os valores de remoção de metais pesados numa lagoa localizada no ribeirão Capanema. Os elementos quí­micos detectados foram: fósforo (P); enxofre (S); cloro (Cl); potássio (K); cromo (Cr); manganês (Mn); ferro (Fe) e zinco (Zn). E seus valores de remoção percentual foram respectivamente: 42,95%; 19,44%; 30,06%; 40,64%; 85,71%; 72,09%; 55,77% e 58,06%. Tais valores mostraram que o sistema tem uma eficiência considerável quando a finalidade é depurar o corpo de água.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor e Ex-coordenador

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

KLEBER ARISTIDES RIBEIRO, FMU/professor

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Armando ílvares Penteado, graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho e mestrado em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de obras, canteiro de obras, técnicas construtivas, resí­duos de equipamentos eletroeletrônicos, doação, descarte, just in time, kanban, Produção Enxuta e Construção Enxuta.

Leonardo Donegal Liqueri Saldias, FMU/estudante

Graduando do curso de Engenharia Civil

Eduardo Rodrigues Alves, FMU/estudante

Graduando do curso de Engenharia Civil

Wilham Jesus Mendes, FMU/estudante

Graduando do curso de Engenharia Civil

Douglas Nascimento Gomes, FMU/estudante

Graduando do curso de Engenharia Civil

Referências

ALBANO, P. V. Utilização de ácido tricloroisocianúrico (ATCI) na desinfecção de efluente sanitário de lagoa facultativa: avaliação da formação de trialometanos (TAMs). Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). RESOLUÇíO No 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 17 de março de 2005.

CAMPOS, J.A. Desinfecção de Efluente de Lagoa de Estabilização com ícido tricloroisocianúrico (ATCI) em Pastilhas: Avaliação da Remoção de Coliformes. 110 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2013.

KLAASSEN CURTIS, D.; Casarett and Doull"™s Toxicology: The Basic Science of Poisons. McGraw-Hill; Sixth Edition; pp. 812-837. 2001.

LNLS, página do Laboratório Nacional de Luz Sí­ncrotron na Internet. www.lnls.br. (Acesso em: 1 de janeiro de 2019).

MELO JÚNIOR, A. S. Dinâmica da remoção de nutrientes em alagados construí­dos com Typha sp. Dissertação de Mestrado. UNICAMP. 2003.

MELO JÚNIOR, A. S. Análise quantitativa do material particulado na região de campinas através das técnicas de microfluorescência de raios x e reflexão total usando radiação sí­ncrotron. Tese de Doutorado. UNICAMP. 2007.

Organização das Nações Unidas (ONU). Relatório das Nações Unidas sobre

Desenvolvimento dos Recursos Hí­dricos, 2012.

OGA, S. Fundamentos de toxicologia. Ed. Atheneu. São Paulo, 2003. 474 p.

PERíGOLO, R. A. Avaliação do Emprego de Lagoas de Estabilização em Escala Piloto para Pesquisa de Tratamento de Esgoto Doméstico. Dissertação. UNB. [Distrito Federal] 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUí. Plano de saneamento municipal: água e esgoto. Itirapuã, 2011.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

RIBEIRO, M. A. C. Contaminação do solo por metais pesados. Dissertação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa. 2013.

ROUTHIER, P. Voyage au monde du metal, eds. Berlin, Paris. 2000.

VON SPERLING, M. Princí­pios do tratamento biológico de águas residuárias: Introdução í qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, 1996. v. 1, 243 p.

YíNEZ C. F. Lagunas de Estabilización. Cuenca, Ecuador: Monsalve, 1993.

ZEILIK, M. Astronomy: the evolving universe. 4 ed. Joanna Cotler Books. p. 334-335. 1985.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Artigos