A IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA CIPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • DALTON NASCIMENTO GARGALLO GONZALEZ FMU/aluno do curso de pós graduação - lato sensu em Eng. Segurança do Trabalho
  • FERNANDO DUQUE BARROS FMU/docente e coordenador dos cursos de Pós graduação - Lato Sensu
  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR USP/UNICAMP/FMU

Palavras-chave:

Segurança do Trabalho, Construção Civil, Engenharia Civil.

Resumo

O presente trabalho teve como intenção abordar brevemente a importância da CIPA na construção civil. O fato é que a construção ocupa um lugar de destaque no número de acidentes de trabalho que figuram no paí­s. Isso se deve muitas das vezes ao desconhecimento ainda das normas de regulamentação e da importância da formação da Comissão. Para tanto, o presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica e levantou questões tais como o surgimento e a importância da construção civil para a sociedade. A necessidade da engenharia da segurança do trabalho para qualquer organização. O levantamento de dados que mostram o porquê dos altos í­ndices de acidentes de trabalho na construção civil. Ao fim desse estudo percebesse que a segurança do trabalho embora possua uma regulamentação desde 1944 ainda é algo menosprezado pelos empregadores. Na construção civil a ausência da elaboração das CIPAs seria um diferencial importante, na medida em que são os maiores interessados, os trabalhadores que fornecem informações para assegurar e prevenir os incidentes no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

DALTON NASCIMENTO GARGALLO GONZALEZ, FMU/aluno do curso de pós graduação - lato sensu em Eng. Segurança do Trabalho

Engenheiro Civil formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com atuação na área de estudos de campo e em logí­stica de pessoal.

FERNANDO DUQUE BARROS, FMU/docente e coordenador dos cursos de Pós graduação - Lato Sensu

Possui graduação em Engenharia Quí­mica (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2013) e mestrado em Engenharia de Processos Quí­micos e Bioquí­micos (2007). Atualmente é professor de Higiene Ocupacional, Gerenciamento de Riscos, Projetos de Acessibilidade, de cursos de educação í  distância (EaD) e consultor de empresas na área das engenharias quí­mica e de segurança do trabalho.

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, USP/UNICAMP/FMU

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron. Escritor de livros Técnicos na área de ENGENHARIA pela Editora Protexto. Coordenador Geral do Curso de Graduação em Engenharia Civil das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU na gestão 2015-2016.

Referências

AYANNA, Vanessa, et.all. Construção civil: introdução a engenharia. Recife: UPE, 2011.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução í engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: UFSC, 2006.

BRASIL. NR-18 – construção civil. Tribunal Regional do Trabalho. Disponí­vel em www.trtsp.jus.br. Acesso em 20 de junho de 2017.

BRASIL. Consolidação das leis trabalhistas. 46ªed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BENITE, Anderson Glauco. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras. (Dissertação de Mestrado apresentada í Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). São Paulo: USP, 2004.

CYRINO, Luis. Pirâmide de Bird e sua teoria. (jun/2017). Disponí­vel em https://www.manutencaoemfoco.com.br/piramide-de-bird/. Acesso em 27 de junho de 2017.

BIOTECVIDA. Assessoria em segurança do trabalho. (2012). Disponí­vel em www.biotecvidaseguranca.blogspot.com.br. Acesso em 24 de junho de 2017.

COSTA, Analice Trindade. Indicadores de acidentes de trabalho em obras da construção civil no Brasil e na Bahia. 2009. 51f. Monografia (Curso de Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.

DINIZ, Jadir Ataí­de Júnior Segurança do Trabalho em obras de Construção Civil. Dissertação (graduação). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2002.

FARAH, Maria Ferreira Santos. Estratégias empresariais e mudanças no processo de trabalho na construção habitacional no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1993.

FERNANDES, C. H. A. ; SANTOS, P. V. S. . ERGONOMIA: UMA REVISíO DA LITERATURA ACERCA DA GINíSTICA LABORAL. Nucleus (Ituverava), v. 16, p. 211-220, 2019.

KANASHIRO, Doroty Quiomi. CIPA. (2012). Disponí­vel em www.administradores.com.br. Acesso em 20 de junho de 2017.

NETO, Nestor W. A importância da CIPA: o que você precisa saber. Disponí­vel em www.segurancadotrabalhonwn.com. Acesso em 20 de junho de 2017.

OLIVEIRA, João Cândido. Gestão de riscos no trabalho: uma proposta alternativa. Fundacentro, São Paulo, 1999.

RODRIGUES, R.L.P. Evolução da segurança do trabalho. Engenharia de Segurança do Trabalho I. Rio de Janeiro: UFRJ, 1986.

SANTOS, P. V. S.. O papel da ergonomia em meio as atividades do campo: um olhar para o caso do Vale do São Francisco. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, v. 4, p. 77-93, 2018.

SANTOS, PEDRO VIEIRA SOUZA; LIMA, T. S. . Importância da Ergonomia em atividades rurais: o caso do Vale do São Francisco. In: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (IX SEPRONe) e o Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (VIII SEPVASF), 2018, Juazeiro-BA. Anais do IX SEPRONe e VIII SEPVASF. Juazeiro-BA: UNIVASF, 2018. v. 1.

SEBRAE. Segurança e saúde do trabalho na construção civil NR18. Espí­rito Santo: SEBRAE, 2010.

SILVA, Adriano Anderson Rodrigues da. Segurança no trabalho na construção civil: uma revisão bibliográfica. Revista Pensar Engenharia, v.1, n. 1, Jan/2015.

TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da engenharia no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Cientí­ficos S/A, 1984.

ZOCCHIO, ílvaro. Prática de prevenção de acidentes: abc da segurança. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

________. Dados dos acidentes do trabalho de 2013. Disponí­vel em www.tst.jus.br. Acesso em 20 de junho de 2017.

________. CIPA construção civil – NR-05 ou NR-18. Disponí­vel em www.tstblog.com.br . Acesso em 20 de junho de 2017.

________. CIPA na construção civil. Disponí­vel em www.seconci-pr.com.br. Acesso em 20 de junho de 2017.

________. CIPA na construção civil. Disponí­vel em www.cipaonline.com.br. Acesso em 20 de junho de 2017.

______. Segurança na construção civil. Disponí­vel em www.fiocruz.br. Acesso em 07/05/2017.

_______. Saúde e segurança do trabalho na construção civil brasileira. Ministério Público do Trabalho. UNICAMP/UFS, 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos