AVALIAÇÃO DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO) EM UMA LAGOA FACULTATIVA

Autores

  • Ariston Silva Melo Júnior Unicamp/pesquisador USP/pós doutor FMU/professor
  • Rogério Costa Bento Filho FMU/ESTUDANTE
  • Gustavo Urban Papadopoli FMU/ESTUDANTE
  • Adriana Cavalcante Morais FMU/ESTUDANTE
  • Lincoln Bruno Jordão Hock FMU/ESTUDANTE
  • Gustavo Julian Chirinos FMU/ESTUDANTE

Palavras-chave:

Lagoa, Tratamento alternativo, recurso hí­drico, meio ambiente.

Resumo

O tratamento de efluentes torna-se uma função importante para a proteção do meio ambiente. Com o recrudescimento da população atual o saneamento básico e formas alternativas e mais baratas de tratamento é um passo importante para o desenvolvimento da sociedade moderna. Entre os vários tipos de tratamento de esgoto alternativos, um sistema importante são as lagoas facultativas. A proposta dessa pesquisa foi estudar o comportamento da concentração de Demanda Bioquí­mica de Oxigênio (DBO) de uma lagoa instalada no municí­pio de Itirapuã, municí­pio do Estado de São Paulo, Brasil. A analise de DBO foi efetuada pela norma NTS 003, tomando-se o monitoramento das cargas de DBO no perí­odo de 02 de julho de 2018 a 03 de setembro de 2018, com retiradas amostrais semanais. O estudo permitiu avaliar que a remoção do parâmetro foi de 70 mg.L-1. Os resultados mostraram uma eficiência na depuração de 61,43%.

Biografia do Autor

Ariston Silva Melo Júnior, Unicamp/pesquisador USP/pós doutor FMU/professor

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

Rogério Costa Bento Filho, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Gustavo Urban Papadopoli, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Adriana Cavalcante Morais, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Lincoln Bruno Jordão Hock, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Gustavo Julian Chirinos, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Referências

ALBANO, P. V. Utilização de ácido tricloroisocianúrico (ATCI) na desinfecção de efluente sanitário de lagoa facultativa: avaliação da formação de trialometanos (TAMs). Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). RESOLUÇíO No 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 17 de março de 2005.

DIAS, D. L. Demanda Bioquí­mica de Oxigênio. Brasil Escola. Disponí­vel em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/demanda-bioquimica-oxigenio.htm>. Acesso em 13 de outubro de 2018.

NTS 003 – DBO: Demanda Bioquí­mica de Oxigênio, Método de Ensaio. Norma Técnica Interna SABESP, 1997.

PERíGOLO, R. A. Avaliação do Emprego de Lagoas de Estabilização em Escala Piloto para Pesquisa de Tratamento de Esgoto Doméstico. Dissertação. UNB. [Distrito Federal] 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUí. Plano de saneamento municipal: água e esgoto. Itirapuã, 2011.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

VON SPERLING, M. Princí­pios do tratamento biológico de águas residuárias: Introdução í qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, 1996. v. 1, 243 p.

YíNEZ C. F. Lagunas de Estabilización. Cuenca, Ecuador: Monsalve,

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos