ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE VIDRO AUTOMOTIVO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador
  • KLEBER ARISTIDES RIBEIRO FMU/PROFESSOR
  • ABRíO CHIARANDA MERIJ FMU/PROFESSOR
  • DIEGO HENRIQUE FURTADO FMU/ESTUDANTE
  • THAIS CONCEIÇíO SANTOS FMU/ESTUDANTE
  • TUANE SILVA BARROS FMU/ESTUDANTE
  • SALVADOR DIAS SILVA FMU/ESTUDANTE

Palavras-chave:

Vidro, Edifí­cio, Sustentabilidade, Resí­duo, Concreto.

Resumo

O crescimento dos grandes centros urbanos e o progresso impulsionado pela engenharia civil, sobretudo pela construção civil, torna importante o estudo de materiais recicláveis. A construção civil em todos os grandes centros urbanos é o ponto chave para impulsionar progresso e qualidade de vida ao homem. Para tanto, devido ao crescente aumento de lixo dos processos industriais é importante que o engenheiro civil do século XXI pense na sustentabilidade e na redução de custos dos processos produtivos. O uso de materiais recicláveis como vidro na mistura de concreto vem como um ponto interessante a ser estudo e implementado nos canteiros de obras. O presente trabalho teve como intuito estudar o processo de resistência à compressão e o módulo de elasticidade de corpos de prova de concreto com adição de diferentes porcentagens de vidro de origem de sucata automotiva, nas faixas de 3%, 6% e 9%. Durante o levantamento das curvas de compressão axial e módulo de elasticidade, respectivamente. As amostras com idades de estudo de 5 e 30 dias, os valores de variação de compressão e elasticidade foram de 1% a 5%, respectivamente, em se tratando do tipo de ensaio e também no grau de adição de vidro. Permitindo avaliar que o material adicionado no concreto não interfere e nem muda as propriedades de resistência, importantes para a construção civil.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

KLEBER ARISTIDES RIBEIRO, FMU/PROFESSOR

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (2017) e graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Armando ílvares Penteado (2004). Graduando Engenharia Civil na Universidade Anhanguera e Mestrando Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Tem experiência na Engenharia de Produção com ênfase em Logí­stica, atuando principalmente nos seguintes temas: resí­duos de equipamentos eletroeletrônicos, ciclo de vida do produto, polí­tica de ativos, doação e descarte.

ABRíO CHIARANDA MERIJ, FMU/PROFESSOR

Professor Assistente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 04/2015 e Auxiliar Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo desde 02/2014.Possui graduação em Tecnologia dos Materiais com Ênfase em Metais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), graduação em Matemática - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2007), Mestrado em Engenharia e Ciências de Materiais (2014) pelo Instituto de Ciência e Tecnologia - UNIFESP. Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais pela mesma instituição com enfoque no estudo da adesão de filmes finos de carbeto de silí­cio sobre a liga Ti-6Al-4V. Possui experiência como professor de ensino superior nos cursos de engenharia e tecnologias, matemática nas séries finais do ensino básico e Tecnologia de Plasmas (deposição de filmes finos por meio de Magnetron sputtering via HiPIMS).

DIEGO HENRIQUE FURTADO, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

THAIS CONCEIÇíO SANTOS, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

TUANE SILVA BARROS, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

SALVADOR DIAS SILVA, FMU/ESTUDANTE

GRADUANDO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

Referências

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5733: Cimento Portland de alta resistência inicial, Rio de Janeiro, 1991.

_____ .NBR 5738:Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova, Rio de Janeiro, 2004.

_____.NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilí­ndricos, Rio de Janeiro, 2007.

_____.NBR 6136 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria, Rio de Janeiro, 2014.

_____.NBR 7211 – Agregados para concreto – Especificação, Rio de Janeiro, 2009.

_____.NBR 7222 – Concreto e argamassa – Determinação da resistência í tração por compressão diametral de corpos de prova cilí­ndricos, Rio de Janeiro, 2011.

_____. NBR 8802 – Concreto endurecido – Determinação da velocidade de onda ultrassônica, Rio de Janeiro, 2013.

_____.NBR 8522 – Concreto – Determinação do módulo estático de elasticidade í compressão, Rio de Janeiro, 2008.

_____.NBR 9778 – Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água, í­ndice de vazios e massa especí­fica, Rio de Janeiro, 2009.

_____.NBR 9779 – Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água por capilaridade, Rio de Janeiro, 2009.

_____.NBR 10004 – Resí­duos sólidos – Classificação, Rio de Janeiro, 2004.

_____.NBR 12118 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Método de ensaio, Rio de Janeiro, 2014.

_____.NBR 12142 – Concreto – Determinação da resistência í tração na flexão em corpos de prova prismáticos, Rio de Janeiro, 2010.

_____. NBR 15116 – Agregados reciclados de resí­duos sólidos da construção civil: Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – 2004.

AGOPYAN, V.; JOHN, V.M. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

BARROS, C. Apostila de vidros. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas, 2010.

FERREIRA, A. P. Estudo experimental da resistência de blocos de concreto com vidro como agregado miúdo. Dissertação de Mestrado. UFF. 153p. 2015.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. São Paulo. Editora Instituto Brasileiro do Concreto, 2008.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo. Editora Instituto Brasileiro do Concreto, 1994.

PETRUCCI, E. G. R. Materiais de Construção. 12ªed. São Paulo. Editora Globo, 2007.

ROSA, S. E. S.; COSENZA, J. P.; BARROSO, D. V. Considerações sobre a indústria do vidro no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 26, 2007.

SHACKELFORD, J. F. Ciência dos Materiais. São Paulo. 6ª edição. Editora Person, 2008.

TOALDO, E. Para não virar pó. Construção. São Paulo. N. 2348, p.10. Fevereiro, 1993.

VAN ACKER, A. Recycling of concrete at precast concrete plant. BIBM. Paris. P. 55-67. 1996.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos