ANALISE DO PADRÃO DE QUALIDADE PARA REUSO DE ÁGUA EM CANTEIRO DE OBRAS

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador
  • KLEBER ARISTIDES RIBEIRO FMU/PROFESSOR
  • CAIQUE DIEGO PEREIRA FMU/ESTUDANTE
  • JEÚ SOUZA CHAVES FMU/ESTUDANTE
  • MARCELO AUGUSTO MARTINI CARLOS FMU/ESTUDANTE
  • NATALIA PEREIRA ROCHA DOS REIS FMU/ESTUDANTE

Palavras-chave:

Reuso, sustentabilidade, engenharia, meio ambiente.

Resumo

A disponibilidade de água no atual cenário mundial faz com que seja importante a conservação dos recursos hí­dricos. Com o crescimento populacional e a demanda por água para consumo e produção cada vez maior, tornou-se importante à reutilização quando possí­vel de toda água usada nos processos humanos. Um dos setores que utiliza grandes quantidades hí­dricas é o setor de construção civil. O processo de novos empreendimentos faz com que a engenharia civil demande de grandes quantidades de água no processo de confecção de obras civis. Por isso, o reuso de água em canteiros de obras tornou-se uma importante ferramenta para a conservação de água e ao mesmo tempo uma fonte de economia nos novos empreendimentos. Sem dúvida a engenharia civil deve procurar proteger as fontes hí­dricas e estimular o reuso para um crescimento sustentável. A pesquisa estudada nesse projeto objetivou o estudo dos padrões de concentração de fósforo e nitrato em três localidades distintas de canteiros de obras na cidade de São Paulo, Brasil. Os resultados obtidos permitiram avaliar um percentual de 47,35% e 59,45% respectivamente para as águas pluviais e subterrâneas em comparação as águas cinza com relação à concentração de fósforo de 3,31 mg.L-1. Já para a concentração de nitrato, o valor de águas cinza foi de 9,46 mg.L-1, enquanto que o percentual de águas pluviais e subterrâneas foi de 39,29% e 54,10%, respectivamente.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

KLEBER ARISTIDES RIBEIRO, FMU/PROFESSOR

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (2017) e graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Armando ílvares Penteado (2004). Graduando Engenharia Civil na Universidade Anhanguera e Mestrando Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Tem experiência na Engenharia de Produção com ênfase em Logí­stica, atuando principalmente nos seguintes temas: resí­duos de equipamentos eletroeletrônicos, ciclo de vida do produto, polí­tica de ativos, doação e descarte.

CAIQUE DIEGO PEREIRA, FMU/ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE GRADUAÇíO EM ENGENHARIA CIVIL.

JEÚ SOUZA CHAVES, FMU/ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE GRADUAÇíO EM ENGENHARIA CIVIL.

MARCELO AUGUSTO MARTINI CARLOS, FMU/ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE GRADUAÇíO EM ENGENHARIA CIVIL.

NATALIA PEREIRA ROCHA DOS REIS, FMU/ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE GRADUAÇíO EM ENGENHARIA CIVIL.

Referências

AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water. Official Methods of Analysis of AOAC International. 2000.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - CMADU. Reuso de água na construção civil. Vitória: 76º Encontro Nacional da Indústria da Construção - ENIC. 2004.

HESPANHOL, Ivanildo. Conservação e reúso como instrumentos de gestão para atenuar os custos de cobrança pelo uso da água no setor industrial. In: Bicudo, C. E. M.; Tundisi, J.G.; Scheuenstuhl, M.C.B. (Orgs). íguas do Brasil: análises estratégicas. São Paulo, Instituto de Botânica, 2010.

MARCONDES, Adalberto W. Opulência e Desigualdade. Disponí­vel em

<http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/opulencia-e-desigualdade>. Acesso em: 14 maio 2018.

MALAGUTI, Gustavo A. Regulação do setor elétrico brasileiro: da formação da indústria de energia elétrica aos dias atuais. Textos para Discussão. Faculdade de Economia - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2009.

MAY, S. Estudo de viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2004.

MIERZWA, J. C., e HESPANHOL, I. ígua na Indústria: Uso racional e reuso. São Paulo: Oficina de Textos. 2005.

MTE. (1995). NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Acesso em 19 de maio de 2018, disponí­vel em Portal do Trabalho e Emprego:

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3226A41101323B2D85655895/nr_18.pdf

OLIVEIRA, C. N. Indicadores de consumo e propostas para racionalização do uso da água em instalações de empreiteiras: Caso da refinaria Landulpho Alves de Mataripe. Salvador: Universidade Federal da Bahia (Mestrado). 2009.

OHNUMA, D. Soluções sustentáveis em canteiros de obras com foco na redução de riscos e custos. São Paulo: CTE (Centro de Tecnologia de Edificações). 2015.

PEIXOTO, Maria L. C. Avaliação da gestão dos recursos hí­dricos: impactos da Lei Federal 9.433/97. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2004.

RILLO, J. Viabilidade Econômica do Reuso da ígua na Construção Civil. Trabalho de Conclusão de Curso. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2006.

SANTOS, P. V. S.. Eletrofloculação no tratamento de efluentes industriais: suporte í s práticas de gestão ambiental. In: X Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (SIMPROD), 2018, São Cristóvão - SE. Anais do X SIMPROD, 2018. v. 1. p. 12-27.

SANTOS, P. V. S.; FERNANDES, C. H. A. ; MENDONÇA, J. C. A. S. . Projetos socioambientais: um olhar multidimensional sob as perspectivas geradas nos âmbitos escolar e comunitário. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo [RELISE], v. 2, p. 111-125, 2017.

SANTOS, P. V. S.; LIMA, N. V. M. . Fatores de impacto para sobrevivência de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). REVISTA LIVRE DE SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO, v. 3, p. 54-77, 2018.

SILVEIRA, B. Q. Reuso da água em edificações residenciais. 2008. 44 p. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG.

SPEZZIO, A. et al. Consumo de água em canteiro de obras: gestão da demanda de água. PHA2537 ígua em ambientes urbanos. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos