AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM FILTRO LENTO QUANTO A MELHORIA NO pH E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE ESGOTO DOMÉSTICO

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador
  • PATRICIA CACHO NASCIMENTO FMU/coordenadora de curso de graduação
  • KLBER ARISTIDES RIBEIRO FMU/professor
  • RUBENS CAMPOS FMU/ESTUDANTE
  • LUAN SARAIVA LUCENA FMU/ESTUDANTE
  • LETICIA RUFO SILVA FMU/ESTUDANTE
  • REGIANE OLIVEIRA FMU/ESTUDANTE

Palavras-chave:

Saneamento, contaminação, Reuso, Engenharia.

Resumo

Com o aumento do processo industrial e a urbanização, cada vez mais se tem utilizado água para os processos industriais e para consumo humano. De modo a sanar a problemática foi desenvolvido novos tratamentos de esgoto. Entre eles: wetlands, filtros lentos, lagoas de estabilização, entre outros. Tais sistemas tornam-se interessantes pela sua fácil implementação e custos baixos. Nesse estudo foi utilizado em parceria um sistema de tratamento por filtro lento desenvolvido na UNICAMP, em que possui um pré-filtro e dois filtros lentos com e sem carvão ativado. A pesquisa monitorou e analisou os parâmetros pH e condutividade elétrica por 10 semanas, começando em 03 de janeiro de 2018 e finalizando em 05 de março de 2018. Os testes das amostras mostraram uma melhora na alcalinidade com valores de 9,0 para o sistema sem carvão ativado e 8,5 para o sistema com carvão ativado.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor-coordenador

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

PATRICIA CACHO NASCIMENTO, FMU/coordenadora de curso de graduação

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Construção Civil e em Administração e Graduada em Engenharia Civil; Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Tecnologia em Construção de Edifí­cios do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); 4 anos de experiência no gerenciamento do contrato na construção de 160 apartamentos no programa Minha Casa Minha Vida; 15 anos de experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais, nas áreas de engenharia, comercial e telecomunicações: Orçamento, Projeto, Auditoria, Planejamento, Fiscalização e Gerenciamento; Forte atuação no gerenciamento, na coordenação, na manutenção e na implantação da qualidade das obras na CODERE, DER, ACE Engenharia, Tecnisa e Tecplan; Participação na implantação da ISO 9001:2000, ISO 9001:2008 e do SiAC (PBQP-H) nas obras das duas últimas ? Auditora Interna da Qualidade e Representante da Direção; Participação em licitações na área orçamentária e de projetos pela CNEC Engenharia do Grupo Camargo Corrêa.

KLBER ARISTIDES RIBEIRO, FMU/professor

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (2017) e graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Armando ílvares Penteado (2004). Graduando Engenharia Civil na Universidade Anhanguera e Mestrando Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Tem experiência na Engenharia de Produção com ênfase em Logí­stica, atuando principalmente nos seguintes temas: resí­duos de equipamentos eletroeletrônicos, ciclo de vida do produto, polí­tica de ativos, doação e descarte.

RUBENS CAMPOS, FMU/ESTUDANTE

Aluno de graduação do curso de Engenharia Civil.

LUAN SARAIVA LUCENA, FMU/ESTUDANTE

Aluno de graduação do curso de Engenharia Civil.

LETICIA RUFO SILVA, FMU/ESTUDANTE

Aluno de graduação do curso de Engenharia Civil.

REGIANE OLIVEIRA, FMU/ESTUDANTE

Aluno de graduação do curso de Engenharia Civil.

Referências

AZEVEDO NETO, ROSSIN, MANFRINI. Tratamento de água. 2a Edição. CETESB, São Paulo, 1977.

Agência Nacional de íguas. Portal da Qualidade das íguas: Indicadores de Qualidade da ígua – índice de Qualidade das íguas (IQA). Disponí­vel em: http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx Acesso em: 02 fev. 2018.

CONAMA Nº 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Data da legislação: 17/03/2005 - Publicação DOU nº 053, de 18/03/2005, págs. 58-63.

DI BERNARDO, L. Filtração lenta e pré-filtração de águas de abastecimento. Apostila, Escola de Engenharia de São Carlos - USP,1989.

DI BERNARDO, L. Métodos e técnicas de tratamento de água. Vol. 2 Rio de Janeiro: ABES, 1993.

HESPANHOL, I. Filtração lenta. In: Técnicas de abastecimento e tratamento de água, vol. 2. 3a ed. São Paulo, CETESB, 1987.

HUISMAN, L & WOOD, W.E. Slow sand filtration. Geneva, World Health Organization, 1974.

MBWETTE, T.S.A. e GRAHAM, N.J.D. Improving the efficiency of slow sand filtration and separation wilth non-woven synthetic fabrics. In: Filtration and separation, vol. 24.1987.

MELO JÚNIOR, A. S. Projeto de Filtro Lento. Apostila. UNICAMP. 2005.

PATERNIANI, J.E.S. Utilização de mantas sintéticas não tecidas na filtração lenta em areia de águas de abastecimento. Tese de doutoramento, EESC - USP, 1991.

PROSAB – Programa de Pesquisa em Saneamento Básico, Tratamento de águas de abastecimento por filtração em múltiplas etapas. Rio de Janeiro, ABES, 1999. 114p.

SPERLING, M.V., Introdução í Qualidade das íguas e ao Tratamento de Esgotos, DESA/UFMG, Belo Horizonte, vol.1, 243p, 1996.

TATE, C.H. et al. Health and aesthetic of water quality. In: Water quality treatment, 4th ed., AWWA, McGraw-Hill Book Co. 1990.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos