DESEMPENHO NA REMOÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMA DE FILTRAÇÃO LENTA

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor EX-coordenador de curso de engenharia
  • KLEBER ARISTIDES RIBEIRO FMU/PROFESSOR
  • ABRíO CHIARANDA MERIJ USP/IPT PESQUISADOR FMU/PROFESSOR
  • Anderson Oliveira Silva FMU/ ESTUDANTE
  • Johnny Mitsuo Naki Damasceno FMU/ ESTUDANTE
  • Patrí­cia Roberta Santos Faria FMU/ ESTUDANTE
  • Silvana Souza Campos FMU/ ESTUDANTE

Palavras-chave:

Esgoto, Tratamento, filtro, meio ambiente.

Resumo

A preservação do meio ambiente em nossos dias atuais tornou-se tão importante para preservação das espécies, em especial o homem, que o estudo de tecnologias de tratamento alternativo de esgoto vem sendo empregadas em várias pesquisas acadêmicas. Um dos sistemas atuais utilizados são os sistemas de filtração lenta. O processo consiste na utilização de recipientes dotados de camadas com materiais suportes de dimensões distintas, além do fato de adição de uma camada adicional de carvão ativado em um recipiente. Esse processo permite uma melhorar nos parâmetros de qualidade do esgoto tratado. Nesse projeto foi utilizado um sistema piloto em desenvolvimento na UNICAMP, com a participação de alunos da FMU. O projeto contou com 10 semanas de estudos para o parâmetro fosforo, em que após a coleta, preparação das amostras pelo método AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water, e posterior analise por espectrofotometria. Os dados das 10 semanas revelaram uma eficiência média de remoção de fósforo nos recipientes com e sem carvão ativado de 16,46% e 7,89%, respectivamente.  

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor EX-coordenador de curso de engenharia

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

KLEBER ARISTIDES RIBEIRO, FMU/PROFESSOR

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (2017) e graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Armando ílvares Penteado (2004). Graduando Engenharia Civil na Universidade Anhanguera e Mestrando Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Tem experiência na Engenharia de Produção com ênfase em Logí­stica, atuando principalmente nos seguintes temas: resí­duos de equipamentos eletroeletrônicos, ciclo de vida do produto, polí­tica de ativos, doação e descarte.

ABRíO CHIARANDA MERIJ, USP/IPT PESQUISADOR FMU/PROFESSOR

Professor Assistente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 04/2015 e Auxiliar Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo desde 02/2014.Possui graduação em Tecnologia dos Materiais com Ênfase em Metais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), graduação em Matemática - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2007), Mestrado em Engenharia e Ciências de Materiais (2014) pelo Instituto de Ciência e Tecnologia - UNIFESP. Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais pela mesma instituição com enfoque no estudo da adesão de filmes finos de carbeto de silí­cio sobre a liga Ti-6Al-4V. Possui experiência como professor de ensino superior nos cursos de engenharia e tecnologias, matemática nas séries finais do ensino básico e Tecnologia de Plasmas (deposição de filmes finos por meio de Magnetron sputtering via HiPIMS).

Anderson Oliveira Silva, FMU/ ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FMU.

Johnny Mitsuo Naki Damasceno, FMU/ ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FMU.

Patrí­cia Roberta Santos Faria, FMU/ ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FMU.

Silvana Souza Campos, FMU/ ESTUDANTE

ESTUDANTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FMU.

Referências

AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water. Official Methods of Analysis of AOAC International. 2000.

DI BERNARDO , L. Filtração lenta e pré-filtração de águas de abastecimento. Apostila, Escola de Engenharia de São Carlos - USP,1989.

DI BERNARDO , L. Métodos e técnicas de tratamento de água. Vol. 2 Rio de Janeiro: ABES, 1993.

FARIAS, N. J. V. Desempenho de filtros, com diferentes perí­odos de amadurecimento, precedidos de pré-filtração em pedregulho no tratamento de águas contendo células tóxicas de Microcystis aeruginosa. Dissertação de Mestado. UNB. 2011.

FERRAZ, F.C., PATERNIANI, J.E.S., Redução da Espessura da Camada Suporte através da Substituição por Mantas Sintéticas Não Tecidas na Filtração Lenta de ígua de Abastecimento Revista Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Vol 7, nº 6 e 7, pg 8 – 15, Jan/Jun 2002

HESPANHOL, I. Filtração lenta. In: Técnicas de abastecimento e tratamento de água, vol. 2. 3a ed. São Paulo, CETESB, 1987.

HUISMAN, L & WOOD, W.E. Slow sand filtration. Geneva, World Health Organization, 1974.

MABWETTE, T.S.A. & GRAHAM, N.J.D. Improving the efficiency of slow sand filtration and separation wilth non-woven synthetic fabrics. In: Filtration and separation, vol. 24.1987.

MELO JÚNIOR, A. S. Dinâmica da remoção de nutrientes em alagados construí­dos com Typha sp. Dissertação de Mestrado. UNICAMP. 2003.

PATERNIANI, J.E.S. Utilização de mantas sintéticas não tecidas na filtração lenta em areia de águas de abastecimento. Tese de doutoramento, EESC - USP, 1991.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

TATE, C.H. et al. Health and aesthetic of water quality. In: Water quality treatment, 4th ed., AWWA, McGraw-Hill Book Co. 1990

Downloads

Publicado

2018-11-24

Edição

Seção

Artigos