DESEMPENHO NA REMOÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMA DE FILTRAÇÃO LENTA

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, KLEBER ARISTIDES RIBEIRO, ABRÃO CHIARANDA MERIJ, Anderson Oliveira Silva, Johnny Mitsuo Naki Damasceno, Patrícia Roberta Santos Faria, Silvana Souza Campos

Resumo


A preservação do meio ambiente em nossos dias atuais tornou-se tão importante para preservação das espécies, em especial o homem, que o estudo de tecnologias de tratamento alternativo de esgoto vem sendo empregadas em várias pesquisas acadêmicas. Um dos sistemas atuais utilizados são os sistemas de filtração lenta. O processo consiste na utilização de recipientes dotados de camadas com materiais suportes de dimensões distintas, além do fato de adição de uma camada adicional de carvão ativado em um recipiente. Esse processo permite uma melhorar nos parâmetros de qualidade do esgoto tratado. Nesse projeto foi utilizado um sistema piloto em desenvolvimento na UNICAMP, com a participação de alunos da FMU. O projeto contou com 10 semanas de estudos para o parâmetro fosforo, em que após a coleta, preparação das amostras pelo método AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water, e posterior analise por espectrofotometria. Os dados das 10 semanas revelaram uma eficiência média de remoção de fósforo nos recipientes com e sem carvão ativado de 16,46% e 7,89%, respectivamente.  


Palavras-chave


Esgoto, Tratamento, filtro, meio ambiente.

Texto completo:

PDF

Referências


AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water. Official Methods of Analysis of AOAC International. 2000.

DI BERNARDO , L. Filtração lenta e pré-filtração de águas de abastecimento. Apostila, Escola de Engenharia de São Carlos - USP,1989.

DI BERNARDO , L. Métodos e técnicas de tratamento de água. Vol. 2 Rio de Janeiro: ABES, 1993.

FARIAS, N. J. V. Desempenho de filtros, com diferentes períodos de amadurecimento, precedidos de pré-filtração em pedregulho no tratamento de águas contendo células tóxicas de Microcystis aeruginosa. Dissertação de Mestado. UNB. 2011.

FERRAZ, F.C., PATERNIANI, J.E.S., Redução da Espessura da Camada Suporte através da Substituição por Mantas Sintéticas Não Tecidas na Filtração Lenta de Água de Abastecimento Revista Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Vol 7, nº 6 e 7, pg 8 – 15, Jan/Jun 2002

HESPANHOL, I. Filtração lenta. In: Técnicas de abastecimento e tratamento de água, vol. 2. 3a ed. São Paulo, CETESB, 1987.

HUISMAN, L & WOOD, W.E. Slow sand filtration. Geneva, World Health Organization, 1974.

MABWETTE, T.S.A. & GRAHAM, N.J.D. Improving the efficiency of slow sand filtration and separation wilth non-woven synthetic fabrics. In: Filtration and separation, vol. 24.1987.

MELO JÚNIOR, A. S. Dinâmica da remoção de nutrientes em alagados construídos com Typha sp. Dissertação de Mestrado. UNICAMP. 2003.

PATERNIANI, J.E.S. Utilização de mantas sintéticas não tecidas na filtração lenta em areia de águas de abastecimento. Tese de doutoramento, EESC - USP, 1991.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

TATE, C.H. et al. Health and aesthetic of water quality. In: Water quality treatment, 4th ed., AWWA, McGraw-Hill Book Co. 1990


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INOVAE  -  ISSN 2357-7797