ANÁLISE ESPAÇO - TEMPORAL DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO NA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Camila Bosco da Silva Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Alexander Sérgio Evaso Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Palavras-chave:

Poluição Atmosférica, Ozônio, Poluente Secundário, Análise Espaço - Temporal.

Resumo

O ozônio é um gás encontrado naturalmente na estratosfera, tendo como função compor a camada que protege o planeta Terra da intensidade dos raios ultravioleta (UV). No entanto quando este gás é encontrado na troposfera e em ní­veis maiores do que o permitido pelo órgão ambiental fiscalizador, acarreta danos ao meio ambiente e à saúde pública.
A presente pesquisa apresentará informações resultantes dos dados obtidos pelos postos de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e dados complementares do Centro de Gerenciamento de Emergência – CGE e do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET a fim de realizar uma análise espaço-temporal da evolução deste poluente entre os perí­odos de verão e inverno dos anos 2013 a 2015, na área da zona norte da cidade de São Paulo, tomando como destaque o distrito de Santana, devido ao seu adensamento urbano nos últimos anos.

 

Biografia do Autor

Camila Bosco da Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Alexander Sérgio Evaso, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Orientador e Professor Mestre das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Referências

ALVIM, DEBORA S., GATTI, L. V, SANTOS,H.M, ; Yamazaki, A, Estudo dos compostos orgânicos voláteis precursores de ozônio na cidade de São Paulo, Studies of the volátil e organic compounds precursors of ozone in São Paulo city, Artigo Técnico, Eng. Sanit. Ambient. vol.16 no.2, 189-196,Rio de Janeiro Apr./June 2011.

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Abrangência Espacial das Estações de Monitoramento de Ozônio (referente ao item I do Artigo 14° do Decreto Estadual n° 59.113/2013. Disponí­vel em: <http://ar.cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2013/12/relatorio-GTO3.pdf>, Acesso em 11 de Março de 2017.

FREITAS, E. D. et.al. A simple photochemical module implemented in RAMS for tropospheric ozone concentration forecast in the metropolitan area os São Paulo, Brazil: Coupling and validation. Atmospheric Environment. Vol. 39, p; 6352-6361. 2005.

MINISTÉRIO DA SAUDE – Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluição Atmosférica – VIGIAR. Instrumento de Identificação dos Municí­pios de Risco, IIMR, 2012. Situação dos Estados Brasileiros. Brasí­lia. 2013.

NEVES, NEUZA. Formação e Dispersão de Ozônio na Região do Recôncavo Baiano, Salvador, 2010.

NOVAIS, D. L. V. Ozônio: Aliado e Inimigo. São Paulo: Spicione, 1998.

SíO PAULO, Decreto n° 59.113, de 23 de Abril de 2013, Estabelece novos padrões de qualidade do ar e das providências correlatas, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Artigos