A VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS DE TRANSPORTE

Autores

  • Lucas Lopes Filholino Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Igor Henrique Inácio de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Rodrigo Rodrigues Castorani Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Maurí­lio Fagundes Alexandre Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Palavras-chave:

Pesquisa, Operacional, Roteirização, Menor Caminho, Motorista Autônomo.

Resumo

O trabalho consiste em analisar os métodos da pesquisa operacional, através da programação linear, modelos matemáticos e o software Lindo, com o foco de melhorar a roteirização realizada por um motorista autônomo na região de São Paulo, utilizando-se como base um problema de transporte e rede de distribuição, com o objetivo de encontrar o menor caminho, para que este motorista possa reduzir seus custos de transportes e melhorar a eficiência do serviço. Com base em cálculos matemáticos, pode-se chegar a uma função objetiva, que demonstra o tempo ou distância percorrida, suas variabilidades e restrições. Após formular a função e suas variáveis, com o auxí­lio do software Lindo, programa especí­fico para este tipo de trabalho, gerou-se relatórios pelos quais se tornou possí­vel encontrar as rotas otimizadas, de forma simples e objetiva. Em seguida, comparou-se a solução ótima gerada pelo software com o caminho escolhido pelo motorista, que através de seu conhecimento empí­rico e auxiliado pelo GPS (Global Positioning System) e Google Mapas, encontrou-se uma otimização do percurso de 1.77% km e redução de 6.54% no tempo. Desta forma, utilizando a pesquisa operacional, tornou-se possí­vel reduzir custos de transportes, com uma ferramenta de baixo custo em relação aos softwares especí­ficos do mercado, com a mesma precisão em seus resultados, contribuindo para que o motorista execute seu trabalho de forma eficiente, melhorando seu ní­vel de serviço e atendendo sua demanda. 

Referências

ALVARENGA, ANTONIO C.; NOVAES, ANTONIO G. Logí­stica aplicada. Suprimento e distribuição fí­sica. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2000.

ARAÚJO, CIDíLIA et al. Estudo de Caso. Métodos de Investigação em Educação. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2008.

ARENALES,MARCOS;ARMENTANO,VINíCIUS;MORABITO,REINALDO;YANASSE,HORACIO; Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia;Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

BERTAGLIA, PAULO R.. Logí­stica e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CAIXETA-FILHO, JOSÉ VICENTE. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2004.

CORRAR, LUIZ J.;THEÓPHILO, CARLOS RENATO;BERGMANN, DANIEL REED. Pesquisa Operacional para decisão em contabilidade e administração. São Paulo: Atlas, 2007.

ENOMOTO, LEANDRO MINORU. Análise da Distribuição Fí­sica e Roteirização de um Atacadista do Sul de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Itajubá. 2005.

FUNDAÇíO DOM CABRAL, 2014. Infraestrutura inadequada, corrupção e impostos minam a competitividade logí­stica do Brasil. Disponí­vel em <http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=379>. Acesso em: 08 de Maio. 2015.

GOLDEN, B.; BALL, M.; BODIN, L. Current and future research directions in network optimization. Computers & Operations Research, v.8, n.2, p. 71-81, 1981.

LAPORTE, G.; M, GENDREAU; J.Y. P. F. SEMET. Classical and modern heuristics for the vehicle routing problem, International Transactions in Operational Research , v.7, n4/5, pp. 285-300, 2002.

MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. São Paulo: Thomson Learning, 2010.

NOVAES, ANTONIO GALVíO. Logí­stica e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3° Ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2007.

PASSOS, E.J. Programação Linear como Instrumento da Pesquisa Operacional. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos