Comunicação no processo de implantação da governança corporativa em empresas

Autores

  • Enio Tadashi Nose Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Narciso Jose Santaella Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Luiz Gustavo Argentino Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • José Luis de Medeiros Sousa Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Comunicação, Stakeholders.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a comunicação na implantação e execução das boas práticas de Governança Corporativa apontada nos artigos pesquisados. O artigo foi desenvolvido por meio de um estudo bibliográfico, confrontando artigos que abordam comunicação e governança corporativa em seus respectivos resumos. Foram utilizadas duas bibliotecas eletrônicas Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Scientific Periodicals Eletronic Library (Spell) como fontes para a pesquisa; dentro dos parâmetros foram encontrados 14 artigos, que serviram como base para as análises. Conclui-se que a comunicação dentro da Governança Corporativa é um tema que deve ser melhor explorado, para gerar uma transparência e melhor divulgação de informações, como preconiza as boas práticas da Governança Corporativa.        

Biografia do Autor

Enio Tadashi Nose, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU

Narciso Jose Santaella Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU

Luiz Gustavo Argentino, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU. Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU. Brasil

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Pós-Doutor em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutor em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas, Graduado em Fí­sica. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

NOSE, E. T.; SANTAELLA JUNIOR, N. J.; ARGENTINO, L. G.; SOUSA, J. L. de M.; ROSINI, A. M. Comunicação no processo de implantação da governança corporativa em empresas. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 3–18, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1208. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS