A dimensão da gestão nos estudos governança corporativa no Brasil: análise teórica e agenda de pesquisa

Autores

  • Henrique Cesar Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo
  • Sérgio Nunes Muritiba Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo
  • Patricia Morilha Muritiba Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo
  • Luciana Madureira Domingues Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo

Palavras-chave:

Governança corporativa, Revisão teórica, Micro Dimensão, Gestão.

Resumo

Este estudo analisa os resultados das pesquisas sobre os processos de gestão da Governança Corporativa publicadas no Brasil, em periódicos indexados pela Qualis, de B2 a A1 com o objetivo de investigar as formas de gestão da governança corporativa no Brasil e, analisando, por isso, a visão estreita sobre governança corporativa. Como método, foi realizado uma análise de conteúdo de 140 estudos levantados no perí­odo de 1998 a 2010. Estes artigos foram analisados conforme sua temática, sob a ótica da dimensão micro (gestão) de governança corporativa proposto por Young e Thyl (2008). Este modelo propôs uma abordagem de governança corporativa que analisa os aspectos micro, ou de gestão, que estruturam a governança de uma empresa no Brasil, sugerindo temas de pesquisa para a área.

Biografia do Autor

Henrique Cesar Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense e em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense. Professor da Universidade Nove de Julho do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (MPAGE)

Sérgio Nunes Muritiba, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo

Pós-doutor pela Columbia University. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduí­che na Virginia Tech University. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo e bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo. Coordenador do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos (GEPRA).

Patricia Morilha Muritiba, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo

Pós-doutora em Administração pela Columbia University / New York. Doutora em Administração de Empresas pela USP, com doutorado-sanduí­che na Virginia Tech University (EUA). Mestre em Administração de Empresas pela USP.

Luciana Madureira Domingues, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

RIBEIRO, H. C. M.; MURITIBA, S. N.; MURITIBA, P. M.; DOMINGUES, L. M. A dimensão da gestão nos estudos governança corporativa no Brasil: análise teórica e agenda de pesquisa. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–104, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/720. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS