A importância da educação continuada para o serviço operacional no corpo de bombeiros de Minas Gerais

Autores

  • Silvana Chiaretto Fundação Mineira de Educação e Cultura FUMEC/MG
  • Elen Roberta Costa Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação continuada, Treinamento profissional, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Resumo

A atuação operacional de bombeiro militar exige preparo contí­nuo e atualização de conhecimentos, por sua diversidade e imprevisibilidade inerentes. Desse modo, é indispensável à utilização de metodologias de capacitação e aprimoramento técnico que conduza à eficiência nas ações em prol do bem estar social. O objetivo dessa pesquisa cientí­fica foi avaliar a importância estratégica da Educação Continuada para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Observou-se que o treinamento deste profissional é voltado para o esforço individual e pontual focalizado no futuro do profissional.

Biografia do Autor

Silvana Chiaretto, Fundação Mineira de Educação e Cultura FUMEC/MG

Mestre em Administração pela universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura FUMEC/MG

Elen Roberta Costa Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharelado em Ciências Militares pela Universidade do Estado de Minas Gerais/MG

Referências

BATISTA, Fábio F. O governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federal. Brasí­lia: Ipea, 2004. 111 p. Disponí­vel em:< http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=4602>. Acesso em: Acesso em: 24 abr.2106.

BATISTA, Fábio F.; et al. O Governo que aprende: a Gestão do Conhecimento no setor público. Brasí­lia: Ipea, 2005. 125 p. Disponí­vel em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1022.pdf>. Acesso em: 24 abr.2106.

BATISTA, Fábio F. Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefí­cio do Cidadão. Brasí­lia: Ipea, 2012. 132p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Atualizada até a emenda 45. São Paulo: Saraiva, 2005.

CARBONE, P. P. et al. (2006). Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ISBN 85-225-0513-6. 172 p.

CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explí­cito. 2004. Disponí­vel em: <http://www.design.org.br/artigos _cientificos/o_20que_20entendemos_20por_20conhecimento_20t_c3_a1cito_20e_20expl_c3_adcito.pdf >. Acesso em: 15 mar. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento. In: Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. cap. 12, p. 365-392.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. São Paulo, Editora Atlas, 2004, 495p.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº 083, de 06.

de setembro de 2002: Aprova o Regulamento de Ensino Profissional do Corpo de

Bombeiros Militar de Minas Gerais (REPCBM). Belo Horizonte, 2002. 51 p.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº 255, de 02.

de julho de 2007: Especifica o Treinamento Profissional no CBMMG e Revoga a

Resolução nº 70, de 15 de abril de 2002. Belo Horizonte, 2007. 30 p.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº532, de 22

de dezembro de 2013: Dispõe sobre a jornada de trabalho no CBMMG e dá outras providências. Belo Horizonte, 2013. 13 p.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Plano de Comando 2015/2016. Belo Horizonte. 2015.109 p.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Plano Anual de Treinamento 2016 -1° COB. Belo Horizonte. 2016a. 30p.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2007. 248 p.

EDUCAÇíO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da lí­ngua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009. 714p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. 206 p.

KEHL, Rangel. A importância da educação continuada para o Corpo de

Bombeiros Militar de Santa Catarina. 2012. 53 f. Monografia (conclusão de curso) - Academia Bombeiro Militar, Centro de Ensino Bombeiro Militar, Florianópolis, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho

cientí­fico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório,

publicações e trabalhos cientí­ficos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 223 p.

LINKE, Davi B. Análise Comparativa entre o Treinamento Extensivo e o Treinamento Técnico por recolhimento realizados na sede do 10°BBM nos anos de 2012 e 2013. 76p. Monografia (conclusão de curso) - Academia Bombeiro Militar, Belo Horizonte, 2014.

ORLICKAS, Elizenda. Modelos de Gestão: das teorias da administração a gestão estratégica. 10ª ed .rev,atual. e ampl. Curitiba:Ibpex, 2010- (Serie Administração Estrategica).

PORTAL da Educação Corporativa. Desenvolvimento por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior., 2016. Disponí­vel em: <http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 29 abr.2016. Site.

SANTOS, C. M. Educação continuada. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Universidade Bandeirante de São Paulo, 1999.

SILVA, Juliana Saragiotto. Gestão do Conhecimento e Gestão de Pessoas: desafios para organizações públicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Polí­tica Cientí­fica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, 2008. Disponí­vel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000433948&fd=y>. Acesso em: 26 abr.2106.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Como Citar

CHIARETTO, S.; CARVALHO, E. R. C. A importância da educação continuada para o serviço operacional no corpo de bombeiros de Minas Gerais. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 77–100, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1798. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS