Evidenciação: í­ndice de conformidade e evidenciação do relatório de administração das empresas de energia elétrica listadas no ní­vel 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBovespa em 2016 em relação ao parecer de orientação 15/87 da CVM

Autores

  • Alexandro Martins Soares FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado
  • Marcos Reinaldo Severino Peters FEA-USP
  • Davi Navarro Ciasca FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado

Palavras-chave:

Evidenciação, Relatório da Administração, Parecer de Orientação, Energia Elétrica.

Resumo

A pesquisa analisou a evidenciação dos itens obrigatórios ou recomendados e os não obrigatórios ou não recomendados do Relatório da Administração das Empresas de Energia Elétrica listadas no Ní­vel 1 e 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa em 2016 em relação ao Parecer de Orientação 15/87 da CVM. A evidenciação contábil não tem como único objetivo a divulgação, mas também apresentar informações de qualidade, tempestividade e clareza de forma a informar os usuários da real situação descrita nas demonstrações contábeis. Escolheu-se o setor de energia elétrica pelo fato de que o produto fornecido por elas serem essenciais para a sociedade moderna. A abordagem metodológica foi a quantitativa com análise binária, de modo a atribuir "um" quando o item era evidenciado e "zero" quando não era evidenciado. Sobre esta análise foi aplicada a fórmula desenvolvida por Hodgdon et al (2008) que nos permite calcular o Índice de Conformidade e Evidenciação (ICE). O resultado demonstrou que 41,67% da amostra apresentou ICE mí­nimo de 80% para os itens obrigatórios ou recomendados. Para os itens não obrigatórios ou não recomendados, 41,67% apresentaram ICE mí­nimo de 50%. Podemos verificar que o relatório da administração das empresas de energia elétrica listadas na BM&FBovespa nos ní­veis 1 e 2 de governança corporativa não estão em conformidade com o Parecer de Orientação 15/87 da CVM.

Biografia do Autor

Alexandro Martins Soares, FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado

Mestrando em Ciências Contábeis na FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado, Brasil. Contador.

Marcos Reinaldo Severino Peters, FEA-USP

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP, Contador e Professor. Professor da FECAP. Brasil.

Davi Navarro Ciasca, FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado

Mestrando em Ciências Contábeis na FECAP – Fundação Escola de Comércio ílvares Penteado, Brasil. Contador.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

SOARES, A. M.; PETERS, M. R. S.; CIASCA, D. N. Evidenciação: í­ndice de conformidade e evidenciação do relatório de administração das empresas de energia elétrica listadas no ní­vel 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBovespa em 2016 em relação ao parecer de orientação 15/87 da CVM. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 3–18, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1709. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS