Planejamento tributário: uma análise comparativa sobre a retiradas dos sócios através do pró-labore, dividendos e juros sobre o capital próprio

Autores

  • Euclides Bezerra da Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo
  • Armindo Aparecido Evangelista Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo

Palavras-chave:

Planejamento Tributário, distribuição de Lucros, Pró-labore, Dividendos e JSCP.

Resumo

A simples retirada dos lucros pelos sócios pode trazer uma economia tributária se for utilizado um planejamento tributário, que é uma ferramenta que visa reduzir para o contribuinte o recolhimento menor de tributos dentro da sua legalidade. O artigo cientí­fico desenvolvido utilizou-se das leis atuais e dos principais conceitos existentes que foram buscados na literatura sobre o assunto e ainda traz um exemplo prático e comparativo de uma empresa fictí­cia para tentar evidenciar a distribuição de lucros por meio do pró-labore, dos dividendos e dos juros sobre capital próprio. Além disso, o exemplo hipotético foi elaborado tendo diferentes tipos de sócios na empresa, como: pessoa fí­sica, pessoa jurí­dica – lucro real e pessoa jurí­dica – lucro presumido, apenas para dar maior ênfase na carga tributária individual e no conjunto, demonstrando o impacto tributário para a empresa e também para cada tipo de sócio em cada tipo de distribuição de lucros, evidenciando assim as vantagens e desvantagens na utilização de cada modelo ou procedimento adotado. Por fim, sem esgotar o assunto, a pesquisa buscou a utilização do planejamento tributário, com foco na retirada dos sócios, com objetivo de colaborar com toda a sociedade, investidores e empresários que possui um pequeno ou grande negócio.

Biografia do Autor

Euclides Bezerra da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo

Mestrando Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP (Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo). Especialista em Controladoria, em Administração Financeira e em Planejamento Tributário. Graduado em Ciências Contábeis. Professor da Universidade Nove de Julho.

Armindo Aparecido Evangelista, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela UNIFECAP. Graduado em Ciências Contábeis. Professor da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

SILVA, E. B. da; APARECIDO EVANGELISTA, A. Planejamento tributário: uma análise comparativa sobre a retiradas dos sócios através do pró-labore, dividendos e juros sobre o capital próprio. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19–37, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1500. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS