Logí­stica reversa aplicada no descarte consciente dos detritos produzidos pela sociedade

Autores

  • Rebecca Elis Jose Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Thais Borges Cintra Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Logí­stica reversa, Responsabilidade compartilhada, resí­duos sólidos, Meio ambiente, Gestão ambiental.

Resumo

O presente estudo visa informar sobre o correto descarte dos resí­duos sólidos produzidos pela sociedade, e como esta responsabilidade deve ser compartilhada entre o consumidor final, as empresas e o governo. Bem como a importância da gestão ambiental e como cada ator pode colaborar para a preservação do meio ambiente.

Inicia-se o estudo com uma abordagem sobre as estatí­sticas dos resí­duos sólidos produzidos e os danos ambientais que eles acarretam, assim informamos como a logí­stica reversa pode atuar nessa problemática, utilizando como principio a Lei nº 12.305/10, e seu decreto regulamentador, 7404/2010 que institui a Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos (PNRS) onde a responsabilidade deve ser compartilhada entre os geradores de resí­duos, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resí­duos sólidos urbanos na Logí­stica Reversa dos resí­duos e embalagens pós-consumo.

Como instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resí­duos sólidos ao setor empresarial para reaproveitar em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou até mesmo para outra destinação final ambientalmente adequada.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

JOSE, R. E.; CINTRA, T. B. Logí­stica reversa aplicada no descarte consciente dos detritos produzidos pela sociedade. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 144–154, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1494. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS