A implantação do teletrabalho apoiado na responsabilidade social corporativa: um estudo de caso em empresa de tecnologia

Autores

  • Roseli Aparecida Cifarelli Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Mario Augusto Thomé de Souza Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Teletrabalho, Responsabilidade Social e Corporativa.

Resumo

O Teletrabalho é um dos aspectos de uma nova cultura organizacional que apoiada em ferramentas tecnológicas tem auxiliado as organizações a incrementar a competitividade e a satisfação de seus clientes. Alguns dos benefí­cios que se busca na implantação do Teletrabalho é a redução da movimentação do profissional, a diminuição do custo de deslocamento e de instalações fí­sicas. Este relato tem por objetivo analisar a implantação do Teletrabalho como uma das diretrizes de governança corporativa proposta pelo conselho de administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso de uma multinacional que adota em suas filiais ao redor do mundo, o Teletrabalho. No Brasil foi necessário considerar o ambiente e cultura organizacional, aspectos legais, planejamento das etapas, monitoramento a aderência, além da utilização de indicadores para implantar o Teletrabalho. Os resultados obtidos mostram a viabilidade da implantação do Teletrabalho. Condição esta que pode ser utilizada como modelo para outras empresas, contribuindo na disseminação de melhores práticas de gestão aliada a Responsabilidade Social e Corporativa.

Biografia do Autor

Roseli Aparecida Cifarelli, Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestranda de Governança Corporativa e  Consultora de Recursos Humanos com especialização de politicas  de remuneração, beneficios e compliance para empresas multinaccionais.

Mario Augusto Thomé de Souza, Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

Cursando mestrado profissional em Administração em Governança Corporativa no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gestão Estratégica de TI e em Educação Corporativa e Graduado em Administração.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

CIFARELLI, R. A.; SOUZA, M. A. T. de. A implantação do teletrabalho apoiado na responsabilidade social corporativa: um estudo de caso em empresa de tecnologia. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 69–83, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1243. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS