A gestão do controle interno na Administração Pública: a despesa com suprimento de fundos como objeto de controle

Autores

  • Lucélia da Costa Nogueira Tashima Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Palavras-chave:

Administração Pública, Orçamento Público, Controle Interno, Suprimentos de Fundos

Resumo

O objetivo desse artigo é demonstrar a relevância do controle interno na administração pública, enfocando como situação prática a modalidade de despesa de suprimento de fundos no Estado de Mato Grosso do Sul. Considerando que o controle interno deve examinar toda e qualquer despesa do órgão, e em face da necessidade de haver na administração pública um planejamento quanto à gestão dos recursos, não imaginamos que poderão ocorrer eventualidades que deverão ser atendidas de imediato, uma vez que o não atendimento poderá ocasionar prejuí­zos à administração. Assim, aborda-se a modalidade de suprimento de fundos como sendo um dos objetos de análise do controle interno, pois essa modalidade é uma possibilidade de atendimento de um processo que não pode aguardar, em princí­pio, o procedimento normal, isto é, um procedimento licitatório. A metodologia utilizada nessa pesquisa é a do tipo bibliográfica e exploratória, tendo em vista que diversos autores e diversas leis tratam a respeito do assunto.

Biografia do Autor

Lucélia da Costa Nogueira Tashima, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco e Graduação em Ciências Contábeis pela mesma instituição. Professora da Universidade Católica Dom Bosco. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

TASHIMA, L. da C. N. A gestão do controle interno na Administração Pública: a despesa com suprimento de fundos como objeto de controle. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 142–158, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1205. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS