Metropolitana de Relato Profissional (ISSN 2447-8032)

A revista Metropolitana de Relato Profissional - MRP (ISSN 2447-8032) é fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores atuantes em diversas áreas acadêmicas, notadamente em abordagens voltadas a aproximar as atividades profissionais as acadêmicas.  A revista MRP esta voltada a apoiar as atividades dos programas de Mestrado Profissional (MP), que é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu, destinada a capacitação de profissionais integrados no atendimento de demanda das organizações e do mercado de trabalho. Em 2014, o projeto foi concebido por um núcleo de professores de programas do stricto sensu do Complexo Educacional FMU, com o intuito de ofertar a comunidade científica e profissional um veículo de comunicação digital, que abarca diversas áreas do conhecimento e expressa o estudo de técnicas, processos, ou temáticas, que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A revista MRP se apoia em seu Comitê Científico e em seu Conselho Editorial para a condução da proposta editorial.


 

Observa-se três posturas estratégicas assumidas para o desenvolvimento deste projeto editorial:

• Revista Generalista: frente à diversidade de temas abordados pelos programas de Mestrado Profissional esta revista cientifica assume posicionamento generalista a fim de garantir a possibilidade de publicar os diversos tópicos abarcados nesta modalidade de Pós-Graduação. A revista MRP é sustentada por equipes de pesquisa de diversas áreas do conhecimento que compõem os programas de Mestrado Profissional.

• Governança Interinstitucional Coletiva: apesar de assentada em núcleos de pós-graduação da FMU/SP, se estabelece uma estrutura de governança constituída por grupos de pesquisa atuantes no Mestrado Profissional de centros de pesquisa que tem recomendação da CAPES. A composição do Conselho Editorial e do Comitê Científico é diversificada. Nesse contexto, o processo editorial é compartilhado entre pesquisadores e docentes de diversas instituições, além de profissionais de mercado.

• Melhores Práticas Editoriais: a partir de definições expostas na Política Editorial, a MRP persegue as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, particularmente o texto sobre este tópico produzido pela ANPAD e editado em espaço apropriado para conhecimento de todos. A revista MRP identifica a importância de possuir indexações e registros nas bibliotecas e diretórios digitais, visando se estabelecer como uma referência de qualidade dos procedimentos editoriais. Desta forma, o Conselho Editorial e o Comitê Científico da MRP está em contínuo processo de obtenção e aprimoramento das práticas e registros pertinentes.

A Política Editorial, detalhada neste site, apresenta definições da missão, do escopo, da estrutura editorial e das funções dos atores relevantes da revista. A revista MRP prioriza relatos oriundos dos programas de Mestrado Profissional, cujo sistema de submissão está assentado na prática de Dupla Avaliação por Pares (Double Blind Review), garantido o sigilo e a privacidade de autores e pareceristas.

Notícias

 

Informativo: Incorporação da Revista Metropolitana de Relato Profissional (ISSN 2447-8032) pela Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024)

 
Prezados autores e leitores, a partir de abril de 2016, a revista Metropolitana de Relatos Profissionais passa a compor a Revista Metropolitana de Governança Corporativa.
Convidamos a todos a visitarem a revista.
Revista Metropolitana de Governança Corporativa.
 
Publicado: 2016-04-11
 
Outras notícias...

v. 1, n. 2 (2015)


Capa da revista