A COMPOSIÇÃO DA FAMÍLIA NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus Maluf Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumo

A famí­lia é originariamente o lugar onde o homem se encontra inserido por nascimento ou adoção e nela desenvolve através das experiências vividas sua personalidade e seu caráter.

O conceito de famí­lia vem sofrendo, no passar dos tempos, inúmeras transformações de caráter público e privado em face do interesse e do novo redimensionamento da sociedade.

Nesse sentido, ao lado da famí­lia formada para perpetuar o culto religioso doméstico; da famí­lia constituí­da em virtude da autoridade parental; da famí­lia orientada pelo direito canônico; veio a pós-modernidade remodelar as relações familiares tal como anteriormente conhecidas, fazendo-se alçar formas novas, amparadas no afeto e na verdade, buscando, nada além, do que a realização pessoal e a felicidade dos seus componentes.

Na evolução histórica da famí­lia, além da famí­lia tradicional, formada pelo casamento, a introdução de novos costumes e valores, a internacionalização dos direitos humanos, a globalização, o respeito do ser humano tendo em vista sua dignidade e os direitos inerentes à sua personalidade, impôs o reconhecimento de novas modalidades de famí­lia formadas na união estável, no concubinato, na monoparentalidade, na homoafetividade e nos estados intersexuais, respeitando as intrí­nsecas diferenças que compõe os seres humanos. Coexistem também a famí­lia eudemonista, a mosaico, a reconstituí­da, demonstrando definitivamente o caráter plural da mesma

Desta forma, através uma interpretação sistêmica dos princí­pios constitucionais, dos grandes debates doutrinários multifacetados e da interferência legislativa, visa a pós-modernidade reconhecer direitos familiares a todos os cidadãos tendo em vista sua rica diversidade, a solidariedade e o melhor interesse de seus componentes.

Downloads

Publicado

25-10-2012

Como Citar

Maluf, A. C. do R. F. D. (2012). A COMPOSIÇÃO DA FAMÍLIA NA PÓS-MODERNIDADE. FMU DIREITO - Revista Eletrônica (ISSN: 2316-1515), 24(34). Recuperado de https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/FMUD/article/view/90