Aspectos ambientais e de sanidade vegetal e animal na produção dos orgânicos no estado de São Paulo

Autores

  • Telma Alessandra Correa da Silva
  • Ricardo Moreira Calil
  • Ercilia Maria Borgheresi Calil

Palavras-chave:

Palavras-chave, agricultura orgânica, agroecologia, meio ambiente, sistema de produção orgânico.

Resumo

A agricultura convencional utiliza agrotóxicos e adubos quí­micos para a obtenção de bons resultados na produção desconsiderando o quanto estes produtos agridem o meio ambiente e a saúde humana. Em contrapartida, a agricultura orgânica traz o conceito que é possí­vel produzir num sistema sustentável utilizando meios alternativos para combater doenças e pragas prezando pela vida humana e meio ambiente. A presente pesquisa teve como objetivo verificar in loco as principais dificuldades do processo de produção de orgânicos em áreas de cultivo situadas na grande São Paulo. Foi possí­vel verificar as práticas aplicadas na produção animal e vegetal e também questões ambientais e de sanidade em cada uma das áreas. Os resultados indicaram que a produção orgânica é mais saudável tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. 

Biografia do Autor

Telma Alessandra Correa da Silva

Mestranda do Curso de Pós-graduação em Saúde Ambiental, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil, e Professora da Universidade Anhanguera – São Paulo, SP, Brasil.

Ricardo Moreira Calil

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), USCS – FFA, MAPA-SP e Coordenador do NIESAA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e dos Alimentos, São Paulo, SP, Brasil.

Ercilia Maria Borgheresi Calil

Docente da Universidade Anhanguera – SP e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Downloads

Publicado

2016-01-05