Percepção do consumidor em relação à validade de produtos alimentí­cios

Autores

  • Kátia Mitie Ohira dos Santos
  • Alexandre Panov Momesso
  • Ricardo Moreira Calil
  • Ercilia Maria Borgheresi Calil

Palavras-chave:

consumidor, embalagens, validade, vida de prateleira.

Resumo

As embalagens de produtos industrializadosdevem conter várias informações como ingredientes, composição nutricional e indicar a forma correta de conservação e preparo para que contribuam com o consumidor para uma escolha adequada do produto. Foram entrevistados 30 consumidores no ato da compra, em dois supermercados varejistas e questionados através de formulário próprio contendo dez questões, para avaliação de seu comportamento com relação aos rótulos, considerando a percepção que eles têm frente a diversas situações relacionadas a validade dos alimentos.Nesta pesquisa, foi possí­vel observar que 66,7% dos entrevistados, confiam na data de validade expressa na embalagem dos produtos, embora 96,7% não tenham conhecimento de como esta informação é definida pelos fabricantes.

Biografia do Autor

Kátia Mitie Ohira dos Santos

Pós-graduanda do Curso de Controle Sanitário-Segurança dos Alimentos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS, São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Alexandre Panov Momesso

Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Ricardo Moreira Calil

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), USCS – FFA, MAPA-SP e Coordenador do NIESAA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e dos Alimentos, São Paulo, SP, Brasil.

Ercilia Maria Borgheresi Calil

Docente da Universidade Anhanguera – SP e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.

Downloads

Publicado

2016-01-05