ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO INTRAESPECÍFICA DE ONÇAS PINTADAS (PANTHERA ONCA) NO JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA

Amanda Mendes Pereira, Liane Cristina Ferez Garcia

Resumo


A onça pintada (Panthera onca) é o maior felídeo de todo o continente americano e é listada pelo IBAMA como ameaçada de extinção no Brasil. Sendo assim, é importante que indivíduos desta espécie sejam mantidos em cativeiro, a fimde conservá-la na fauna brasileira, livres de ameaças que afetam sua existência. Quanto aos seus hábitos, pode-se dizer que é um animal solitário, que encontra-se com outros indivíduos de sua espécie apenas para procriar. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar como é a interação de três fêmeas mantidas em um mesmo recinto, no Zoológico de Brasília. Assim, foram realizadas 124 horas de observações comportamentais pelo método de amostragem de todas as ocorrências. Como resultados, observou-se que há uma estabilidade nas interações entre os indivíduos, com maior frequência de interações amistosas, especialmente entre as onças 1 e 3. Os dados indicam que o fato de estarem juntas no mesmo recinto não afeta negativamente o bem-estar das mesmas, mas possivelmente a presença do público sim, fato registrado nos momentos de pacing (comportamento em que o animal anda por um percurso repetidamente, sem razão aparente). Houve registro de pacing para todas, um comportamento relacionado à presença de estresse, assim como lamber a cauda, foi observado na onça 2. A presença desses comportamentos reforça a importância da adoção de estratégias de enriquecimento ambiental, a fim de elevar o bem-estar dos indivíduos.


Palavras-chave


cativeiro; comportamento animal; hierarquia; interação intraespecífica; onça-pintada.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Carpes, A. Ferramentas para Aplicação de Enriquecimento Ambiental para Felinos Cativos. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina. 2015.

Damasceno, J. Enriquecimento Ambiental Alimentar para Gatos Domésticos (Felis silvestris catus): Aplicação Para O Bem-Estar Felino. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, 2012.

Del-Claro, K. Comportamento Animal - Uma Introdução à Ecologia Comportamental. Jundiaí, São Paulo:editora Livraria Conceito; 2004.

Fischer, ML, Prohnii, SS, Artigas, NAS, Silverio, RA. Os Zoológicos Sob a Perspectiva da Bioética Ambiental: uma Análise a Partir do Estudo de Caso dos Felídeos Cativos. Revista Iberoamericana de Bioética, Curitiba, Editora Universidad Pontifícia Comillas, nº 04, janeiro, 2017.

Hoehne, l; Prestes, N; Piloneto, C. Organização social dos animais: um fascinante estudo etológico. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v.14, n.1, 2017.

Júnior, DS, Cóser, AC, Stradiotti, CGP. Animais Silvestres Vida e Manejo III: Animais em Extinçãoem Biomas. Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.

Mason, G. Stereotypies a Critical Review. Animal Behaviour. V. 41, V.6, 1991.

Reis, N. R, Peracchi, A. L, Pedro, W. A, Lima, I. P. Mamíferos do Brasil. Londrina, Paraná: Sociedade Brasileira de Zoologia; 2006. 240-241

Silva, R. Enriquecimento Ambiental Cognitivo e Sensorial para Onças-Pintadas (Panthera onca) Sedentárias em Cativeiro Induzindo Redução de Níveis de Cortisol Promovendo Bem-estar. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal. 2011.

Silva, TBB, Abreu, JB, Godoy, AC, Carpi, LCFG. Enriquecimento Ambiental para Felinos em Cativeiro. Atlas de Saúde Ambiental – ASA, V. 2, n. 3, 2014.

Silveiro, R. Efeito de enriquecimento ambiental nas respostas adrenocortical e comportamental de onças pintadas (Panthera onca) em cativeiro. Dissertação de mestrado em Zoologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________