CONCENTRAÇÃO DE FÓSFORO TOTAL EM SISTEMA ALTERNATIVO DE TRATAMENTO POR LAGOA FACULTATIVA

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/Pós-Doutor FMU/professor e Ex-coordenador de curso

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Engenharia Civil, Meio Ambiente, Bioma, Fósforo.

Resumo

O crescimento da zona urbana e o aumento populacional levaram ao impacto dos recursos hí­dricos. A crescente demanda por água para abastecimento, processos industriais e a agricultura, também levaram a deterioração da água no planeta. O desenvolvimento da engenharia civil no ramo sanitarista possibilitou a introdução de novas tecnologias para tratamento do esgoto gerado pelos centros urbanos e agrí­colas. Houve a introdução de uma gama de sistemas, tais como: aeradores, decantadores, reatores, leitos cultivados, entre outros. A proposta de pesquisa atual resultou no monitoramento e analise das concentrações de fósforo em uma lagoa facultativa. As lagoas facultativas são grandes reservatórios onde, através de tempos de detenção hidráulicos distintos, pode-se resultar em uma melhora nos parâmetros de potabilidade. A presente pesquisa estudou um sistema de lagoa desenvolvido num municí­pio do estado de São Paulo, Brasil. O projeto foi desenvolvido no perí­odo de 02 de julho a 03 de setembro de 2018, que nos possibilitou avaliar os í­ndices de fósforo. As analises foram realizadas semanalmente, pelo método AOAC Official Method 973.55 – Phosphorus in water e permitiram constatar numa concentração de fósforo médio de 10,76 mg.L-1.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/Pós-Doutor FMU/professor e Ex-coordenador de curso

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

Referências

MÉTODO OFICIAL 973.55 da AOAC para Fósforo em ígua. Método Oficial para analises de fósforo da AOAC Internacional. 2000.

ALBANO, P. V. Utilização de ácido tricloroisocianúrico (ATCI) na desinfecção de efluente sanitário de lagoa facultativa: avaliação da formação de trialometanos (TAMs). Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

ARAÚJO, L. P. F. Reuso com lagoas de estabilização: Potencialidade no Ceará. 1 ed. Fortaleza, Ceará: Superintendência estadual de meio ambiente, 2000

CAMPOS, J. A. Desinfecção de efluente de lagoa facultativa com ácido ricloroisocianúrico: Avaliação da inativação de coliformes. Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). RESOLUÇíO No 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 17 de março de 2005.

CORAUCCI FILHO, B. et al. Cloração e descloração. In: GONÇALVES, R.F. Desinfecção de efluentes sanitários, Prosab - Edital 3. Rio de Janeiro: ABES, RiMa, 2003. Capí­tulo 4. p.113-168.

DIAS, D. L. Demanda Bioquí­mica de Oxigênio. Brasil Escola. Disponí­vel em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/demanda-bioquimica-oxigenio.htm>. Acesso em 13 de outubro de 2018.

MELO JÚNIOR, A. S. Dinâmica da remoção de nutrientes em alagados construí­dos com Typha sp. Dissertação de Mestrado. UNICAMP. 2003.

MONTEIRO, A. J. Eutrofização. Instituto Superior Técnico. 2004.

PERíGOLO, R. A. Avaliação do Emprego de Lagoas de Estabilização em Escala Piloto para Pesquisa de Tratamento de Esgoto Doméstico. Dissertação. UNB. [Distrito Federal] 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUí. Plano de saneamento municipal: água e esgoto. Itirapuã, 2011.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

VON SPERLING, M. Princí­pios do tratamento biológico de águas residuárias: Introdução í qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, 1996. v. 1, 243 p.

YíNEZ C. F. Lagunas de Estabilización. Cuenca, Ecuador: Monsalve, 1993.

Downloads

Publicado

2020-03-12

Edição

Seção

Artigos