TRATAMENTO DO NECROCHORUME EM CEMITÉRIOS

Autores

  • Agatha Melo Francisco Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Amanda Karolyne Godoi da Silva Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Caroline Soares de Souza Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Fernanda Cristina Storte Santos Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Cemitérios, Contaminação, Necrochorume, Saúde, Solo, Tratamento.

Resumo

Com o decorrer dos tempos, os corpos dos mortos, sejam seres humanos ou animais, possuí­am diversas formas de destinação. O enterro dos corpos em cemitérios foi à prática mais utilizada ao longo da história, e permanece atualmente como padrão. Contudo, foi constatada que na antiguidade, esta prática era responsável por lesões à saúde da população que residia nas proximidades dos locais de enterro. Além dos riscos à saúde, houve relatos de casos de poluição devido ao processo de decomposição dos cadáveres. Em meados do século XVIII, o Brasil adotou legislações proibindo o sepultamento em igrejas e zonas urbanas. Há duas resoluções impostas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente abordando o processo de construção dos cemitérios, uma vez que o corpo em decomposição expele o necrochorume. O liquido percolado de um cadáver é composto por água, sais minerais e substâncias orgânicas. As substâncias patogênicas presente neste composto são responsáveis pela contaminação de solo e lençóis freáticos. Com a ação da chuva e de águas superficiais, o necrochorume infiltra os horizontes de solo, podendo chegar í s águas subterrâneas e aquí­feros. A estrutura, os materiais e o solo utilizado nos cemitérios, são fatores que podem afetar diretamente ou indiretamente na possibilidade de contaminação. Visando a decorrência de casos de contaminação e riscos à saúde pública, devem-se haver critérios de manutenção e métodos de construção dos cemitérios. Ainda objetivando na qualidade ambiental, há a prevalência na adoção de métodos de tratamento do necrochorume.

Biografia do Autor

Agatha Melo Francisco, Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária

Fernanda Cristina Storte Santos, Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Professora Orientadora

Referências

Beck, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade; tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2010.

Bobbio, Norberto. A Era dos Direitos; tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Capra, Fritjof, A Teia da Vida: uma nova compreensão cientí­fica dos sistemas vivos; tradução Newton Roberval Eichemberg, São Paulo: Ed. Cultrix, 1996.

Leff, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder; tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 8. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Luhmann, Niklas. O Direito da sociedade; tradução Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Morin, Edgar, Kern, Anne Brigitte, Terra Pátria; traduzido por Paulo Azevedo Neves da Silva, Porto Alegre: Sulina, 1995.

Piketty, Thomas. O Capital no século XXI; tradução Mônica Baumgarten de Bolle. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2014.

Rocha, Leonel, Schwartz, Germano, CLAN, Jean, Introdução í teoria do sistema autopoiético do Direito, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2005.

Rocha, Leonel Severo, Schwartz, Germano, KING, Michael, A verdade sobre a autopiese no direito, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.

Sarlet, Ingo Wolfgang, Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição de 1988, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.

______, A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional, 10. ed. rev. atual. e ampl., Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Artigos