Avaliação do manuseio, acondicionamento, descarte e destinação final das lâmpadas fluorescentes em uma instituição financeira

Autores

  • Gustavo dos Santos Ferreira Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP
  • Andréia Maria Martarello Gonçalves Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP

Palavras-chave:

Descarte, Lâmpadas fluorescente, Gestão Ambiental.

Resumo

Desde antigamente, um problema que a humanidade vem enfrentando é conciliar o desenvolvimento desenfreado e as facilidades da vida moderna com a preservação do meio ambiente. Um dos desafios é a destinação adequada das lâmpadas fluorescentes, que quando descartadas inadequadamente, podem acarretarda nos ao meio ambiente e à saúde pública. Principalmente, devido aos metais pesados presentes em sua composição. Este trabalho teve como objetivo um estudo sobre o manuseio, acondicionamento, descarte e destinação final de lâmpadas fluorescentes (LF) e o desenvolvimento de responsabilidade ambiental nos funcionários responsáveis por essas funções. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico e coleta de dados com a aplicação de um questionário aos funcionários de uma prestadora de serviços de manutenção para uma instituição financeira da região metropolitana da cidade de São Paulo, região de Jundiaí­ e Campinas e Baixada Santista do Estado de São Paulo. Identificou-se que o maior í­ndice de perda de LF ocorre na instalação devido o manuseio inadequado causando riscos de acidente ocupacional e ambiental. Visto isso, os veí­culos de manutenção foram adaptados com bancadas horizontais para melhor manipular os referidos materiais e elaborou-se ainda um manual de boas práticas de manejo para instalação e retirada das LF, a fim de evitar acidentes. Por fim, constatou-se a preocupação da instituição em relação ao descarte correto das lâmpadas fluorescentes. Observou-se uma necessidade emergente da comprovação, através de documentos, da destinação final correta das LF pelos locais de venda das mesmas. Isso demonstra a importância da conscientização dos funcionários quanto aos riscos que o descarte inapropriado de LF pode ocasionar ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Ferreira, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP

Mestrando do Curso de Pós-graduação em Saúde Ambiental. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Andréia Maria Martarello Gonçalves, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP

Docente do Curso de Medicina Veterinária e Mestrado em Saúde Ambiental. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Bacila DM, Fischer K, Kolicheski MB. Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Eng. Sanit. Ambient. 2014; Edição Especial:21-30.

Bacila DM. Uso da logí­stica reversa para apoiar a reciclagem de lâmpadas fluorescentes usadas: estudo comparativo entre Brasil e Alemanha [dissertação].Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2012.

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos; altera a Lei nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.2010 ago03; Seção 1. p.3. [Internet]. 2010.[acesso em 28 out 2016]. Disponí­vel em:

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei-12305-2-agosto-2010-607598-publicacaooriginal-128609-pl.htm

Carneiro DMR. Da loucura dos gatos dançantes ao circuito do século XXI: o mercúrio contido nas lâmpadas e a importância da educação no processo de gestão ambiental [dissertação]. Brasí­lia: Universidade de Brasí­lia; 2010.

Jang M, Hong S, Park JK. Characterization and recovery of mercury from spent fluorescent lamps. Waste Management.2005;25(1):5-14.

Polanco SC. A situação da destinação pós-consumo de lâmpadas de mercúrio no Brasil [dissertação].São Caetano do Sul:Escola de Engenharia Mauá do Centro Universitário do Instituo Mauá de Tecnologia;2007.

Shibao FY,Moori RG, Santos MR. A logí­stica reversa e a sustentabilidade empresarial. In: Anais do XIII Seminários em Administração.Setembro de 2010; São Paulo, SP. [Internet]. 2010. [acesso em28 out 2016].Disponí­vel em:http://web-resol.org/textos/a_logistica_reversa_e_a_sustentabilidade_empresarial.pdf

Wiens CH. Gestão de resí­duos tóxicos: o caso das lâmpadas fluorescentes descartadas em quatro empresas do setor automotivo da região metropolitana de Curitiba-Pr. [dissertação]. Porto Alegre:Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Resumo Expandido