DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA ENSINO E TREINAMENTO DE PALPAÇÃO RETAL EM EQUINOS

Autores

  • Marcela Cardoso Soares Azevedo Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Adriana Fernandes de Souza Garcia Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Gesiane Ribeiro Faculdades Metropolitanas Unidas; Universidade Metropolitana de Santos

Palavras-chave:

bem-estar, cavalos, metodologia, simulação.

Resumo

A utilização de animais para fins cientí­ficos configura práticas históricas na civilização humana, mas gera polêmicas em sociedades preocupadas com a proteção dos animais. Porém, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos de ensino que os substituam, de forma a oferecer uma experiência próxima à realidade, capacitando os futuros profissionais a desempenhar os procedimentos de forma correta. O objetivo do trabalho foi desenvolver um manequim abdominal de equino, que possa substituir a utilização de animais no aprendizado da técnica de palpação retal, visando a qualidade do ensino na medicina veterinária e ao mesmo tempo o bem-estar dos animais, que poderão ser poupados de um procedimento invasivo e estressante. Para a realização do manequim, foram utilizados materiais de baixo custo, fácil manuseio e que pudessem simular um treinamento próximo à realidade. Os segmentos intestinais confeccionados em tecido foram dispostos em um tambor, que mimetizou a circunferência abdominal do equino, possibilitando tanto o aprendizado por meio da palpação í s cegas e quanto da observação direta do posicionamento dos órgãos através de uma abertura lateral no tambor. O modelo desenvolvido atendeu í s expectativas, principalmente com relação ao posicionamento e consistência percebidos durante a palpação í s cegas, trazendo ao aluno uma percepção detalhada e permitindo o treinamento repetitivo da técnica.

Biografia do Autor

Marcela Cardoso Soares Azevedo, Faculdades Metropolitanas Unidas

Aluna do Curso de Graduação em Medicina Veterinária

Adriana Fernandes de Souza Garcia, Faculdades Metropolitanas Unidas

Docente do Curso de Medicina Veterinária

Gesiane Ribeiro, Faculdades Metropolitanas Unidas; Universidade Metropolitana de Santos

Coordenadora do Hospital Veterinário, Laboratórios e Clí­nicas da Escola de Ciências da Saúde da FMU; Docente Pesquisadora da Universidade Metropolitana de Santos.

Referências

ALVES, G.E.S. Exame transretal: importância, realidade do ensino, riscos, necessidade, viabilidade e estágios de competência. Anais do II Simposio Alogoano de Medicina Equina. Maceió, Alagoas, p. 95, 12 e 13 de abril de 2012.

ALVES, G.E.S.; BOTTEON, P.T.; OLIVEIRA, H.P.; CASSOU, F. Exame transretal do equino com cólica. Cadernos técnicos de Veterinária e Zootecnia. v.58, p.47-55. FEPMVZ, 2008.

CARRARO, T.B.; LANG, A.; COSTA, C.M.; TASSARA, R.M.; OLIVEIRA, T. Laparotomia no Tratamento de Cólica por Aderência Após Laceração Retal – Relato de Caso. In: VI SIMPÓSIO DE INICIAÇíO CIENTíFICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, 6, 2014, Viçosa. Anais 6. Viçosa: FACISA, Outubro, 2014.

DYCE, K.M. SACK, M.O. WENSING, C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. Rio de Janeiro. Elsevier, 2004.

FEITOSA, F.L. F. Semiologia veterinária – A arte o diagnóstico. 3 ed. São Paulo: Roca, 2014.

JUKES, N.; MARTINSEN, S. Ethical and effective acquisition of knowledge and skills in veterinary education and training. AATEX: Alternatives to Animal Testing and Experimentation, v.12, n.1, p.7-24, 2006.

LEME, D.P.; SILVA, E.L.; VIEIRA, M.C.; BUSS, L.P. Manual de boas práticas de manejo em equideocultura.Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2017.

MOLANO, R.F.S. Utilização de animais no ensino e na pesquisa. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG - Bem-estar animal.N. 63. Cap. 2. FEPMVZ, 2012.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigo Teórico