A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: TECENDO RELAÇÕES E CRÍTICAS

Autores

  • Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius Universidade Federal do ABC - UFABC Santo André, SP
  • Patrí­cia da Silva Sessa Universidade Federal do ABC - UFABC Santo André, SP

Palavras-chave:

chave Base Nacional Comum Curricular, ensaio critico, currí­culo investigativo, currí­culo tecnicista

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em Dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação. A leitura crí­tica da BNCC, especialmente a disciplina de ciências nos anos finais do Ensino fundamental gerou o presente ensaio. Na BNCC há contradição entre propostas de currí­culo. Há trechos com proposta curricular crí­tica engajada em questões sóciocientí­ficas ambientais. Contudo na maioria da BNCC oferece um currí­culo tecnicista. Isto se dá pelas inúmeras habilidades na disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, junto í s quais falta esclarecimento do modo investigativo de aplica-las. Na BNCC as concepções de Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) é entendida de modo reducionista principalmente, pelo pouco esclarecimento da ação antrópica nos desastres naturais e nem os embates entre os especialistas e as demandas sociais no processo histórico das ciências. Há apagamento das diferenças minoritárias na BNCC, pois considera que todos os alunos dos anos finais do E.F estão no mesmo grau de abstração intelectual.

Biografia do Autor

Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius, Universidade Federal do ABC - UFABC Santo André, SP

Sou mestrando do curso de Ensino e História das Ciências e Matemática na Universidade Federal do ABC. Minha área é o ensino cientí­fico com enfoque argumentativo a partir de organismos fúngicos e botânicos. 

Patrí­cia da Silva Sessa, Universidade Federal do ABC - UFABC Santo André, SP

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2013); pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB), da Universidade de São Paulo;
Atualmente é docente da Universidade Federal do ABC - UFABC - na área de Ensino de Biologia (Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH).

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigo Teórico