DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM PARASITOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Priscila Correia Pinheiro de Matos Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Thais Alves de Santana Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Taise Cristina Santa Bárbara Silva Queiroz Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Bruna Souza Santos Oliveira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Mateus Lima Nogueira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Laiana Arlego Barbosa Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Girlaine Café Santos Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Clarissa Cunha Santana Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Parasitologia, Jogo, Argumentação.

Resumo

As metodologias ativas incentivam os estudantes a não se aterem apenas ao conteúdo disponibilizado durante as aulas, estimulando-os assim, a buscarem as informações necessárias para construção do conhecimento sobre um dado tema.  A Parasitologia demonstra ser uma disciplina em que os estudantes apresentam dificuldades durante a aprendizagem, principalmente no que se refere ao ciclo dos parasitas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma atividade que pudesse auxiliar os discentes a compreenderem e fixarem os conteúdos dessa disciplina de forma mais didática. A atividade compreende uma aula expositiva para definição de conceitos gerais, um jogo lúdico para testar o conhecimento dos estudantes e uma discussão ao final para estimular a argumentação e o senso crí­tico dos discentes. Após essa atividade de ensino por investigação, esperamos que os alunos consigam assimilar e compreender mais facilmente os conteúdos da Parasitologia, além de desenvolverem sua argumentação e crí­tica.      

Biografia do Autor

Clarissa Cunha Santana, Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.

Graduada em Licenciatura (2008) e Bacharelado (2010) em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia. Obteve então experiência em ecologia vegetal e taxonomia de fanerógamas, tendo atuado com os seguintes temas: Botânica, Ecologia e Taxonomia de Fanerógamas e biologia parasitária trabalhando com parasitologia e quimioterapia antiparasitária. Atuou no perí­odo de 2011-2012 como bolsista do CNPq no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - CPqGM - Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (LETI), FIOCRUZ, em testes com Plasmodium sp. e, de 2013 a 2015, desenvolveu projeto de mestrado na área de quimioterapia antimalárica no Laboratório de Biologia Parasitária (LBP) também na Fiocruz. Atualmente trabalha com resposta imunológica ao Mycobacterium tuberculosis em coinfecção com HIV em projeto de doutorado pelo programa de Patologia Humana e experimental da UFBA em parceria com a Fiocruz-Bahia.

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigo Teórico